Cristina Horst
PRA QUE SERVE O PLANEJAMENTO FINANCEIRO E COMO CRIAR O MEU?
Porque parece tão difícil cuidar do próprio dinheiro?
Pode ser difícil porque ninguém nunca te ensinou a fazer isso e tudo o que você sabe ou aprendeu sozinho ou repetindo o comportamento de pessoas próximas; porque você acredita que lidar com números não é pra você; porque você espera que alguém resolva essas questões no seu lugar; porque em sua opinião tudo é complicado demais e que precisa ser muito boa em matemática pra isso; e por aí vai...
Se você tem algum desses pensamentos acima, abra sua mente e aceite essa verdade: cuidar do seu dinheiro pode ser mais simples do que você imagina! Esteja atento: eu disse simples, não disse fácil.
Isso porque para começar o processo, você precisa estar comprometido com você mesma e realmente desejar esse processo.
A maneira mais completa para você cuidar melhor do seu dinheiro é criando o seu planejamento financeiro, que consiste basicamente definir seus sonhos e metas e estabelecer um plano pra alcançar tudo isso.
Também faz parte do planejamento financeiro a reunião de informações para que você possa tomar as melhores decisões e possa desfrutar da sua vida com tranquilidade.
Com um bom planejamento financeiro você será capaz de:
• identificar por onde começar e saberá como continuar para transformar seus sonhos em realidade;
• eleger suas prioridades e então parar de desperdiçar tempo e dinheiro com coisas sem importância
• reconhecer que fazer quando o dinheiro entrar na sua conta;
• lidar com seu dinheiro e tomar decisões de modo seguro;
• se organizar para quitar suas dívidas.
Em contrapartida, optar por ignorar a importância do planejamento financeiro na sua vida pode gerar diversas consequências negativas, pois é no planejamento que você define as suas prioridades para ter escolhas mais conscientes.
Isso porque se você não planeja, provavelmente também não controla e a falta de controle pode criar a ilusão de que os recursos são infinitos, o que traz graves problemas pra sua vida financeira.
Além disso, as chances de alcançar seus objetivos também são menores, porque você não detalha as ações que facilitarão o alcance dessas metas. Então a sensação de frustração, o sentimento de insatisfação e o pensamento de que "trabalho tanto e não consigo nada" podem ser ampliados.
Agora que você já entende a importância de criar o seu planejamento deve estar se perguntando por onde começar. Existem dois caminhos possíveis: fazer você mesmo ou contratar um consultor financeiro como eu, para te auxiliar no processo.
Se decidir criar seu próprio planejamento, pode começar com esses quatro passos principais:
• Definir com clareza que você deseja realizar, ou seja: estabelecer objetivos claros.
• Ter metas e acompanhar todos os seus ganhos e despesas eliminando os desperdícios.
• Estabelecer um orçamento limite para suas despesas e o perseguir com foco.
• Poupar para alcançar seus objetivos e aprender a investi-lo para que seu dinheiro comece a trabalhar a seu favor.
Nesse caso, as principais vantagens são fazer tudo exatamente do seu jeito e no seu tempo e não ter investimento financeiro direto.
No entanto, você enfrentará alguns desafios como: a vontade de procrastinar, a dificuldade para encontrar as informações de que precisa, a inexperiência com o assunto, a falta de familiaridade e conhecimento dos termos técnicos, o fato de não dominar o assunto poderá causar confusão acerca de qual será o próximo passo, gastar muito tempo para montar o seu plano e ainda não ter a segurança de que são as melhores escolhas.
Já no caso de contratar um consultor para lhe auxiliar as vantagens são inúmeras como: ter um profissional experiente para lhe direcionar, ter um plano completamente adequado à suas necessidades pessoais, construir seu planejamento em um menor espaço de tempo, ter o suporte profissional para tirar dúvidas e aprender mais sobre os termos técnicos e o porque das sugestões para seu plano; ter um planejamento mais completo e complexo, que contenha inclusive estratégias para investimentos, aposentadoria e renda passiva, dentre outros.
E o principal desafio será você mesmo dar passo para decidir transformar a sua relação com seu dinheiro. Vamos bater um papo sobre isso pra eu te mostrar como posso te ajudar? Me manda uma mensagem por aqui que assim já podemos dar o primeiro passo criar o futuro que você deseja!
Te espero!
Cris
@cristinahorst.financas
cristinahorst@gmail.com