• Cristina Horst

COMO LIDAR COM A IMPULSIVIDADE NAS COMPRAS

Você se recorda de alguma vez na vida ter comprado algo que não precisava? E de já ter se endividado por gastar demais? A verdade é que esse descontrole pode ter acontecido pelo simples fato de estarmos despreparados para lidar com o bombardeio de informações que recebemos diariamente. As estratégias de marketing estão sendo sempre aprimoradas e nos apresentam novas necessidades de consumo a todo o momento. E como lidar com tudo isso?


A proposta é que você desenvolva a própria estratégia para neutralizar essas tentações, e aqui vão três dicas pra te ajudar:


1 -Faça uma faxina virtual: pare de navegar nesses sites que vendem produtos que você nem sabia que precisava, deixe de seguir perfis que funcionam como garotas-propaganda e só testam produtos de parceiros, saia dos grupos de lojas, descadastre-se das listas e e-mail e bloqueie qualquer outro meio pelo qual receba informação que te impulsione a comprar.


2- Deixe o cartão de crédito em casa: a disponibilidade do cartão com a possibilidade de dinheiro quase ilimitado é uma vilã na hora de sair de casa. Se você tem que se controlar cada vez que se depara com uma tentação, deixe o cartão em casa!


3- Dê uma pausa: quanto o valor da compra por superior a 10% do seu salário, não feche negócio imediatamente. A dica é tirar pelo menos um dia para refletir se a aquisição era apenas um impulso ou algo de fato necessário ou importante para você.


A impulsividade está ligada ao nosso padrão comportamental e quanto mais conhecimento você tiver sobre si, maior a chance de alcançar o autocontrole e diminuir os ataques de consumo influenciados por terceiros. Entenda mais sobre suas necessidades reais e tenha mais sucesso na gestão do seu próprio dinheiro!




#Compras #Impulso #HábitosSaudáveis #FinançasPessoais