• Cristina Horst

AINDA DÁ TEMPO DE ME EDUCAR FINANCEIRAMENTE?

Muito provavelmente, nós adultos nunca tenhamos tido aulas formais de educação financeira e nem tenhamos sentados com nossos pais para aprender especificamente sobre essa temática. Somos, provavelmente, o resultado do que aprendemos por meio da observação e da experimentação, fato que pode colaborar para o nosso acervo de trapalhadas financeiras ao longo da vida.


Então te pergunto: mesmo depois de adultos, ainda dá tempo buscar a educação financeira e ter uma vida mais equilibrada? A resposta é sim!!! A chave é dar o primeiro passo na busca de informações e depois treinar diaria e incansavelmente para aprimorar a sua autogestão e assim evitar os pensamentos e comportamentos sabotadores.


Durante o percurso, todos estamos vulneráveis a cometer pequenos erros e deslizes, e isso faz parte de todo processo de aprendizagem. O importante é garantir que esses momentos sejam infinitamente menores do que o tempo que passamos focados.


Você se lembra de como é um bebê quando está aprendendo a andar? Provavelmente sim: passos incertos e cheios de tombos. Entretanto, lembrar-se de como foi que você aprendeu parece difícil, certo? Provavelmente, apesar de também ter caído, graças à sua persistência e dedicação, hoje em dia você pode se locomover com desenvoltura. É assim em todo processo educativo, inclusive quando falamos de finanças; portanto estabeleça seus objetivos e mantenha-se firme. Treine, experimente e dedique tempo para aprender sempre.

Por fim, tenha disciplina para se autoconhecer e avaliar. Essa disciplina não está relacionada a viver em meio a um mundo de proibições e sim de entender o que de fato importa para você! A reeducação é um processo que se constrói e fortalece diariamente, por isso, nada de avançar "com muita sede ao pote". Quando o processo é mal administrado, o sentimento de escassez e inflexibilidade cresce e ficamos suscetíveis às tentações de consumo.


Aprenda a ouvir a si e a seus anseios que vão além do consumo. A tomada de consciência para uma vida equilibrada é um caminho lindo de se percorrer. E lembre-se: o conhecimento só tem sentido se partilhado, por isso, incentive que outras pessoas se aventurem nessa jornada com você! Desfrute da jornada e se entenda como um eterno aprendiz, esse pensamento ajudará a mantê-lo firme no processo de se reeducar para uma vida mais próspera!



#Tempoédinheiro #Educaçãofinanceira #Comece #FinançasPessoais