• Cristina Horst

É POSSÍVEL CRIAR MEU PLANEJAMENTO FINANCEIRO SOZINHO?

Todo mundo precisa de um consultor financeiro? A resposta é não.


Hoje em dia a informação está muito acessível, basta ter paciência e saber o que você precisa. Além disso, a gente sempre tem por perto um amigo ou um parente que sabe mais sobre cuidar do próprio dinheiro do que a gente mesmo e pode dar uma ajuda, não é mesmo?


Mas e de planejamento financeiro, todo mundo precisa? Sem sombra de dúvidas a resposta é sim!


Esse documento se torna um guia para nortear as suas ações em busca dos seus objetivos, sejam lá quais forem eles.


A principal vantagem de manter um planejamento financeiro atualizado está em otimizar seu tempo e dinheiro. Com isso você terá clareza de seu esforço para o alcance de suas metas, conhecerá as estratégias para manter-se longe de dívidas e poderá exercitar hábitos como o consumo consciente, uma vez que se tornará ciente de qual tem sido seu comportamento frente às próprias finanças.


E se você está pensando que cuidar do dinheiro é muito difícil, que não vai conseguir porque não é boa de matemática ou mesmo que olhar pra planilha é muito chato, você precisa entender que planejar sua vida financeira é muito mais do que fazer contas!!!! Envolve o processo de definir o que realmente é um importante para você e fazer um plano que vai te ajudar a alcançar esses objetivos de um modo mais assertivo.


Um bom planejamento vai muito além de identificação receitas e despesas. Ele envolve a parte da educação financeira, com propostas para a otimização de seus hábitos de consumo; te conduz à reavaliação das suas metas e objetivos para manter apenas o que realmente faz sentido para você, e vai além: te ajuda a traçar um plano de ação pra realizar tudo isso.

No plano de ação montado a partir desse planejamento devem estar contidas as estratégias de investimentos alinhados a seus objetivos; as táticas que serão adotadas para garantir a sua seguridade e proteção de patrimônio, além do delineamento das metas de longo prazo, que incluem um detalhado plano para a aposentadoria e renda passiva.


Você deve estar se perguntando: mas precisa mesmo ter tudo isso no planejamento financeiro? Bem, se você quiser ter um planejamento de verdade, precisa sim. Deixar de lado qualquer um desses aspectos é negligenciar parte importante da sua vida. Deixar de planejar é contar com a sorte e quem opta por esse caminho aceita correr riscos muito mais elevados e que, inclusive, podem comprometer toda a sua saúde financeira.


Reconheço, montar um planejamento completo e complexo como esse leva tempo e pode ser difícil ter amigos que entendam de todos esses itens. É justamente aí que entra o meu trabalho de planejadora.


Com auxílio profissional você gastará menos tempo para construir seu planejamento, e conseguirá partir pra fase de execução com muito mais agilidade. Além disso, a construção do seu planejamento será profissional e não estará pautado em opinião a respeito da sua vida financeira; como no caso de se guiar por amigos, e nem em informações genéricas; quando construído a partir de pesquisas na internet.


Nesse processo eu disponibilizo de todo meu conhecimento técnico e analítico para propor o caminho mais adequado para você percorrer, e claro, esse é um produto completamente pessoal, afinal, só você sabe o que é realmente importante na sua vida.


O apoio profissional também te resguardará do risco de deixar de considerar fatores importantes no seu planejamento, aumentando a sua chance de sucesso na execução do mesmo. Além disso, durante o processo você aprenderá a tomar decisões de um modo mais estratégico e passará a ter mais segurança a respeito da própria tomada de decisões.


Depois de entender as diferenças entre contratar ou não um serviço profissional para construção do seu plano de vida, também conhecido como planejamento financeiro, espero que você esteja mais preparado pra essa importante decisão e comece o quanto antes. Independente da escolha que fizer lembre-se: quanto mais cedo você começar, mais perto estará do momento de desfrutar de tudo o que hoje ainda é apenas sonho.


E se quiser uma mãozinha, é só me mandar uma mensagem por aqui!